segunda-feira, 13 de maio de 2013

REPOSIÇÃO DE AULA DIA 29/04/2013


ALUNA: LETÍCIA NASCIMENTO
ATIVIDADE: COMENTÁRIO SOBRE AS ABORDAGENS DO TEXTO DA MIZUKAMI

ABORDAGEM TRADICIONAL: É mais preocupada com quantidade de conceitos, noções, informações do que com a formação do pensamento critico. O professor é o centro das atenções apenas transferindo conhecimentos para seus alunos , e impedindo-os que tenham uma visão critica do assunto, sem poder contestar nada, aceitando tudo o que professor diz como verdade absoluta.

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA: Esta abordagem se caracteriza pelo empirismo, vê o conhecimento como uma descoberta se tornando assim parte do individuo que o descobre. Segundo essa abordagem, considerando-se a pratica educacional, não há modelos ou sistemas ideais de instruções. A eficiência na elaboração e utilização dos sistemas, modelos de ensino, depende, igualmente, de habilidades do planejador e do professor. Os elementos mínimos a serem considerados para a consecução de um sistema instrucional são: o aluno, um objetivo da aprendizagem e um plano para alcançar o objetivo proposto.

ABORDAGEM HUMANISTA: Nessa abordagem o professor não transmite conteúdo ele se torna um facilitador do conhecimento, o conteúdo vem das próprias experiências dos alunos, a atividade é considerada um processo natural que se realiza através da interação com o meio. O professor não ensina, ele cria meios para que o aluno possa aprender.

ABORDAGEM COGNITIVISTA: O termo cognitivista refere a psicologia que investiga os processos centrais. Essa abordagem implica em estudar cientificamente a aprendizagem com sendo mais que um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos aos alunos. Existe ênfase em processos cognitivos e na investigação cientifica separada dos problemas sociais contemporâneos. As emoções são consideradas em suas articulações com o conhecimento.

ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL: Essa abordagem esta totalmente ligada a aspectos da abordagem de Paulo Freire que dá muito valor ao individuo como um ser sócio histórico, dizendo que a aprendizagem deve vim dos conhecimentos que o individuo já possui, ou seja, da base que ele trás de fora para dentro da sala de aula, mostrando para ele como sua cultura seu modo de vida é importante dentro da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário