ALUNA: LETÍCIA NASCIMENTO
ATIVIDADE: COMENTÁRIO SOBRE AS ABORDAGENS DO
TEXTO DA MIZUKAMI
ABORDAGEM TRADICIONAL: É mais preocupada com
quantidade de conceitos, noções, informações do que com a formação do
pensamento critico. O professor é o centro das atenções apenas transferindo
conhecimentos para seus alunos , e impedindo-os que tenham uma visão critica do
assunto, sem poder contestar nada, aceitando tudo o que professor diz como
verdade absoluta.
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA: Esta abordagem
se caracteriza pelo empirismo, vê o conhecimento como uma descoberta se
tornando assim parte do individuo que o descobre. Segundo essa abordagem,
considerando-se a pratica educacional, não há modelos ou sistemas ideais de
instruções. A eficiência na elaboração e utilização dos sistemas, modelos de
ensino, depende, igualmente, de habilidades do planejador e do professor. Os
elementos mínimos a serem considerados para a consecução de um sistema
instrucional são: o aluno, um objetivo da aprendizagem e um plano para alcançar
o objetivo proposto.
ABORDAGEM HUMANISTA: Nessa abordagem o
professor não transmite conteúdo ele se torna um facilitador do conhecimento, o
conteúdo vem das próprias experiências dos alunos, a atividade é considerada um
processo natural que se realiza através da interação com o meio. O professor
não ensina, ele cria meios para que o aluno possa aprender.
ABORDAGEM COGNITIVISTA: O termo cognitivista
refere a psicologia que investiga os processos centrais. Essa abordagem implica
em estudar cientificamente a aprendizagem com sendo mais que um produto do
ambiente, das pessoas ou de fatores que são externos aos alunos. Existe ênfase
em processos cognitivos e na investigação cientifica separada dos problemas
sociais contemporâneos. As emoções são consideradas em suas articulações com o
conhecimento.
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL: Essa abordagem esta
totalmente ligada a aspectos da abordagem de Paulo Freire que dá muito valor ao
individuo como um ser sócio histórico, dizendo que a aprendizagem deve vim dos
conhecimentos que o individuo já possui, ou seja, da base que ele trás de fora
para dentro da sala de aula, mostrando para ele como sua cultura seu modo de
vida é importante dentro da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário