Reposição da aula do dia 04/12
Por Heloisa B. Nery
Exemplo de atividade para crianças da Educação Infantil - Musicalidade
Objetivos: desenvolver a linguagem oral e a sequência temporal.
2- Entregar material para a construção de dedoches:
Referências http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/05/atividades-para-trabalhar-com-musicas.html
Reposição da aula do dia 27/11
Por Heloisa B. Nery
Musicalidade na Educação Infantil
memória fetal é responsável por preparar o vínculo entre mãe e filho depois do corte do cordão umbilical. Depois do nascimento, as músicas que acalentam e embalam o sono do bebê, fortalecem a memória sonora e a relação com a mãe.
Na Educação Infantil, as canções de ninar ajudam na aproximação das crianças com o educador. As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas ajudam no desenvolvimento da percepção e atenção da criança desde cedo, sendo assim, o ambiente escolar deve estar repleto de repertórios musicais.
Diante disso, podemos afirmar que a música utilizada na Educação Infantil, serve como uma ferramenta incentivadora da criatividade e como um fator de desinibição numa convivência coletiva.
Dentre os diversos estilos musicais empregados na educação infantil, podemos citar:
* músicas para aconchego: são as canções de ninar cantadas pelos pais, ajudam a estreitar a relação familiar e podem ser utilizadas nas creches; * cantigas de roda: as brincadeiras realizadas com músicas de roda auxiliam no desenvolvimento de movimentos, na oralidade e na iniciação musical escolar;
* ritmos africanos: incentiva as crianças a tocar instrumentos, a dançar e ajuda na identificação do som com a expressão artística cultural.
É necessário sempre diversificar os repertórios musicais pré-escolares, pois, as próprias crianças gostam de ter contato com diferentes estilos de músicas, favorecendo a linguagem oral e a pratica de exercícios físicos.
A música no Ensino Infantil deve ser uma importante fonte de estímulos e equilíbrio, proporcionando momentos felizes para as crianças. Cada momento musical deve incentivar ações, comportamentos motores e gestuais.
Entendemos a musicalidade como uma tendência que “leva” o ser humano para a música. Quanto mais cedo e maior o incentivo à musicalidade, mais rápido será o desenvolvimento desta habilidade.
Fontes: http://educadora.vilabol.uol.com.br/GlauciaCampos3.htm http://profsandrandia.blogspot.com/2010/06/musica-na-educacao-infantil.html http://revistaescola.abril.com.br/arte/musica/ http://www.infoescola.com/educacao/musica-na-educacao-infantil/
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