Projeto Alimentação
Por: Letícia Nascimento
1º. POR QUÊ? e ONDE? Justificativa.
Com a observação notei a falta de
interesse dos alunos da escola em se alimentarem com frutas, legumes e
hortaliças. As professoras me disseram que eles não comem pois não conhecem os
alimentos e não tem o habito alimentar de consumi-los, com isso pediram para
que as ajudassem a fazer um projeto de alimentação para que as crianças possam
se alimentar melhor no horário da merenda.
A alimentação se torna um fator
muito importante dentro da escola pois envolve a nutrição dos alunos e o
conhecimentos sobre os alimentos que estão presentes em seu dia- dia , para
assim poderem se alimentar melhor e conhecer como cada alimento pode contribuir
para o funcionamento do seu corpo e para sua saúde.
2º. PARA QUÊ? Objetivos
- Alimentar-se melhor no horário
da merenda;
- Identificar e conhecer diversos
tipos de vegetais, legumes e frutas;
3º. O QUÊ? SOBRE O QUÊ? Ação concreta e conteúdo de ação
"PROJETO ALIMENTAÇÂO"
Que será uma coletânea de
atividades que serão entregues aos professores para que possam aplicar as
crianças, assim proporcionando momentos onde os alunos possam conversar, provar
e conhecer melhor os vários alimentos presentes em uma alimentação saudável.
4º. COMO? Procedimentos – elenco das ações e dos procedimentos que
garantam a execução do plano de ação.
- Apresentação do projeto para as
professoras da instituição de ensino no HTPC que acontece todas as segundas
feiras na escola.
- Acompanhamento das atividades
aplicadas aos alunos dentro da sala de aula.
5º. COM O QUÊ? Recursos materiais e financeiros
- caderno de atividades;
-frutas, hortaliças e legumes
diversos;
- apresentação e apreciação de
algumas receitas;
6º. COM QUEM? Recursos humanos: Responsáveis pela ação, equipe de apoio
e participantes a quem se dirige a ação.
- Coordenador pedagógico da
instituição de ensino;
- Pais e professores dos alunos
envolvidos no projeto;
-Alunos da instituição;
__________________________________________________________________
Projeto Asas da
Imaginação
Por: Letícia Nascimento
1º. POR QUÊ? e ONDE? Justificativa.
Durante a observação da escola
notei o interesse das crianças por Contação de histórias, e como são crianças
de 3 a 5 anos observei a necessidade de se trabalhar com o mundo imaginário.
O trabalho com o mundo da
imaginação e da abstração se torna fundamental na educação infantil devido a
grande dificuldade que a criança tem de sair do mundo concreto para o abstrato
e com a Contação de histórias isso se tona mais fácil pois a criança entra no
mundo imaginário onde tudo pode acontecer, assim tornando mais fácil o processo
de abstração do aluno.
2º. PARA QUÊ? Objetivos
- Abstrair com o maior
facilidade;
- Concentrar-se melhor nas
atividades;
3º. O QUÊ? SOBRE O QUÊ?
CONTAÇÃO DA HISTÓRIA:"Asas
da Imaginação"
A história fala de uma menino que
sonhar em voar, porém não consegue fazer isso de nenhuma maneira... e através
das assas de um livro voa para imensidão do mundo.
4º. COMO? Procedimentos
-levar a história para as
professoras lerem;
- contar para os alunos de casa
sala;
5º. COM O QUÊ? Recursos materiais e financeiros
- materiais diversos como:
-xícaras, tesouras, lâmpadas,
pedaços de tecido,papel,imagens recortadas
6º. COM QUEM? Recursos humanos: Responsáveis pela ação, equipe de apoio
e participantes a quem se dirige a ação.
- Coordenadora pedagógica;
- Professores
-Alunos da instituição
Letícia, parabéns pelas duas propostas. As duas contemplam possibilidades de atividades lúdicas e interessantes para as crianças. Continue buscando ações que proporcionem ao aluno possibilidades de aprendizado significativo. Um abraço.......Vera
ResponderExcluir