A concepção que o grupo escolheu para
elaboração dessa pauta depois da leitura do livro e do texto foi:
CONCEPÇÃO
FILOSÓFICA CRÍTICA
Concepção dialética (histórico-crítica)
Baseia-se
no conceito de homem-concreto, como conjunto das relações sociais.
Descreve os fatores sociais que foi uma
característica que apareceu muito no livro que para entender o que esta
acontecendo com a educação, temos que ver o que esta acontecendo na sociedade,
em que contexto histórico esse problemas educacionais estão inseridos, qual a
região que o professor está, como é vista a educação por aqueles alunos e pela
sociedade.
Com isso a educação tem o papel de se adaptar
a essa sociedade e aos fatores históricos ali existentes.
Sabemos que a educação é um fenômeno próprio
dos seres humanos e o que diferencia os homens dos animais é a educação e o
trabalho, o homem planeja suas coisas, faz com uma intencionalidade, transforma
a natureza, faz cultura e educa-se.
Com isso podemos dizer que a escola propicia
a aquisição dos instrumentos do saber elaborado, no entanto não é só isso, o
professor e o aluno tem que ter noção que são seres sócio históricos, são
indivíduos diferentes dentro de uma mesma sociedade, possuem suas
particularidades e semelhanças e isso tem que ficar claro dentro da sala de
aula, pois o professor transmite valores ao seus alunos, e isso fica muito
evidente dentro do livro e das entrevistas que apresentamos.
Como futuros professores, temos que estar
atentos ao que acontece em nossa sociedade, pois isso interfere muito na
educação de nossos alunos, temos que levar essa criticidade para dentro da sala
de aula para que eles também saibam o que esta acontecendo ao seu redor e que
vejam a importância das produções culturais no meio em que estamos inseridos e o
quanto elas são importantes para nossa educação.
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