segunda-feira, 29 de abril de 2013

SÍNTESE


A concepção que o grupo escolheu para elaboração dessa pauta depois da leitura do livro e do texto foi:

CONCEPÇÃO FILOSÓFICA CRÍTICA 


Concepção dialética (histórico-crítica)

Baseia-se no conceito de homem-concreto, como conjunto das relações sociais.
Descreve os fatores sociais que foi uma característica que apareceu muito no livro que para entender o que esta acontecendo com a educação, temos que ver o que esta acontecendo na sociedade, em que contexto histórico esse problemas educacionais estão inseridos, qual a região que o professor está, como é vista a educação por aqueles alunos e pela sociedade.
Com isso a educação tem o papel de se adaptar a essa sociedade e aos fatores históricos ali existentes.
Sabemos que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos e o que diferencia os homens dos animais é a educação e o trabalho, o homem planeja suas coisas, faz com uma intencionalidade, transforma a natureza, faz cultura e educa-se.
Com isso podemos dizer que a escola propicia a aquisição dos instrumentos do saber elaborado, no entanto não é só isso, o professor e o aluno tem que ter noção que são seres sócio históricos, são indivíduos diferentes dentro de uma mesma sociedade, possuem suas particularidades e semelhanças e isso tem que ficar claro dentro da sala de aula, pois o professor transmite valores ao seus alunos, e isso fica muito evidente dentro do livro e das entrevistas que apresentamos.
Como futuros professores, temos que estar atentos ao que acontece em nossa sociedade, pois isso interfere muito na educação de nossos alunos, temos que levar essa criticidade para dentro da sala de aula para que eles também saibam o que esta acontecendo ao seu redor e que vejam a importância das produções culturais no meio em que estamos inseridos e o quanto elas são importantes para nossa educação.


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