segunda-feira, 3 de junho de 2013

Reflexão sobre Interdisciplinaridade

Ressignificação da
Interdisciplinaridade no Contexto
Pedagógico Reflexivo e Interativo na
Educação Básica

Flavio Pereira Nolêto

Síntese
O texto vai tratar de interdisciplinaridade na escola básica, e para isso é necessário que saiba o que é essa palavra, com isso o texto começa falando que interdisciplinaridade é a inter-relação que as disciplinas estabelecem entre elas, por exemplo, em uma aula de matemática eu posso cantar uma musica e relacionar o contexto da musica com o que esta sendo estudado, ou usar animais em um problema, isso e muitos outros exemplos podem ser chamados de interdisciplinaridade.
Porém o termo não possui um sentido único e estável, as técnicas sempre devem ser revistas, por isso é indispensável a complementação dos métodos, conceitos e estruturas. Do ponto de vista integrador a interdisciplinaridade requer equilíbrio entre amplitude, profundidade e síntese.
A amplitude é a larga base de conhecimentos que podem ser abordados, a profundidade é o conhecimento das situações interdisciplinares a serem estudadas e a síntese é o projeto integrador a ser trabalhado.
Conclui-se que a interdisciplinaridade é um projeto importante a ser trabalhando, no entanto vários métodos tem que ser revistos, professores devem aprender a se correlacionar, e a partir dessa troca de experiências levar a interdisciplinaridade para dentro da sala de aula com clareza para os alunos. Para que isso se torne possível é necessário um corpo docente, interessado, organizado e que tenha conhecimento do que é interdisciplinaridade e como trabalha-la dentro da sala de aula.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário