Ressignificação da
Interdisciplinaridade
no Contexto
Pedagógico Reflexivo
e Interativo na
Educação Básica
Flavio Pereira
Nolêto
Síntese
O texto vai tratar de interdisciplinaridade
na escola básica, e para isso é necessário que saiba o que é essa palavra, com
isso o texto começa falando que interdisciplinaridade é a inter-relação que as disciplinas
estabelecem entre elas, por exemplo, em uma aula de matemática eu posso cantar
uma musica e relacionar o contexto da musica com o que esta sendo estudado, ou
usar animais em um problema, isso e muitos outros exemplos podem ser chamados
de interdisciplinaridade.
Porém o termo não possui um sentido
único e estável, as técnicas sempre devem ser revistas, por isso é indispensável
a complementação dos métodos, conceitos e estruturas. Do ponto de vista
integrador a interdisciplinaridade requer equilíbrio entre amplitude,
profundidade e síntese.
A amplitude é a larga base
de conhecimentos que podem ser abordados, a profundidade é o conhecimento das
situações interdisciplinares a serem estudadas e a síntese é o projeto
integrador a ser trabalhado.
Conclui-se que a interdisciplinaridade
é um projeto importante a ser trabalhando, no entanto vários métodos tem que
ser revistos, professores devem aprender a se correlacionar, e a partir dessa
troca de experiências levar a interdisciplinaridade para dentro da sala de aula
com clareza para os alunos. Para que isso se torne possível é necessário um
corpo docente, interessado, organizado e que tenha conhecimento do que é interdisciplinaridade
e como trabalha-la dentro da sala de aula.
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