quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Reposição de aula - 17/12

Rodrigo Chechi Marineli

Como não estive presente na aula, a atividade proposta fosse que eu pesquisasse sobre os dois grupos que apresentaram e fazer um breve comentário sobre cada tema/apresentação. 

Grupo: Superdotação/Altas Habilidades

Comentário: De acordo com a apresentação do grupo que pude ler para a realização da atividade, quando nos referimos com pessoas superdotadas, são aquelas que tem uma capacidade mental acima da média, gostam de atividades intelectuais e acabam tendo mais facilidades em algumas áreas. O grupo também apresentou os diferentes perfis dos superdotados sendo eles: Capacidade Intelectual Geral; Aptidão acadêmica específica; Pensamento Criativo; Capacidade de Liderança; Talento Especial para Artes; Capacidade Psicomotora. 
Muitas vezes pensamos que esses alunos podem ser o mais interessados em sala de aula, mas isso nem sempre acontece. Muitas vezes também acontece do aluno superdotado perder o interesse com as atividades, pois ele as considera muito "fácil" e com isso não acontece acompanhar a turma. Por isso o professor deve ter um olhar voltado para esse aluno e ter algumas orientações, como por exemplo, Os alunos devem receber atendimento que valorize e respeite suas necessidades educacionais diferenciadas quanto a talento, aptidões e interesses; E todo aluno deve ser orientado para desenvolver ao máximo as suas habilidades, criando oportunidades para que eles encontrem desafios compatíveis com suas habilidades. 
Hoje em dia de um modo geral, as crianças já nascem mais "espertas" e "atentas" que antigamente, justamente por essa era digital e até mesmo pelo modo de que o munda avança. Então é muito comum as pessoas acharem que seus filhos, netos ou familiares são superdotados quando muitas vezes, não são. Então temos que ficar muito atento antes de darmos "diagnósticos" precipitados. 
O trabalho apresentado pelas meninas foi bem esclarecedor sobre o tema e ampliou meus conhecimentos voltados para a Superdotação. 

Grupo: Transtorno Global do Desenvolvimento

Comentário: De acordo coma a apresentação do grupo, ficou claro que as pessoas com TGD são diferentes entre si. Podem ter uma alta variabilidade na comunicação, dificuldade em compreender os múltiplos sentidos das palavras e pouca disponibilidade para interação social. Já nas características cognitivas pode ter dificuldade em compartilhar atenção, pensamento rígido, O grupo também focou nas síndromes que compõe o TGD, sendo elas: Autismo Infantil, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger e Autismo Atípico. O grupo deixou bem claro uma questão que considero muito importante que é sobre a manifestação do estudante com TGD no contexto escolar. Como seremos futuros professores, acho importante focar nessa parte (professor-aluno-escola). 
O trabalho foi bem completo e proveitoso para a minha formação. Parabéns ao grupo!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário