segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Entrevista com Professores da Educação Infantil

Por: Leticia Nascimento   


Entrevista:

Entrevistada: Natália Meira Branco, 32 anos
Trabalha: Escola Municipal de Ensino Infantil: Benedito do Amaral Campos
Professora : Do maternal ( 2 a 3  anos )

·         Como Você faz a avaliação da sua turma?

R: Eu procuro observá-los bastante durante as brincadeiras e atividades propostas, como se comportam, se estão atingindo os objetivos esperados, se estão dividindo os materiais essas coisas, não faço avaliações escritas pois eles não sabem escrever mais sempre que conto histórias procuro perguntar o que mais gostaram, o que eles fariam no lugar de certo personagem, sempre faço perguntas diretas mais que fazem eles pensarem.

·          Quais são suas facilidades e suas dificuldades para fazer esse processo?


R: Facilidades digo que não são muitas pois cada criança tem sua personalidade e seu jeitinho de se comportar, digo que  é mais pelo prazer de ver a criança se desenvolvendo diante das atividades,que proporciona ao  professor que seu trabalho não se torne mais fácil pois não é,porém que se torne mais prazeroso, as dificuldades são de atenção, pois as crianças nessa idade perdem a atenção muito rápido então o professor tem que ser um artista para prender a atenção da criança em determinadas atividades para que assim possa avaliá-las.   

Por: Vivianne Ferreira   


Entrevistado – Cláudia Maria Fernandes
Local de trabalho: EMEI “Carlos Gomes Peixoto de Mello” - Bauru
Professora de Educação Infantil – Turma de Maternal II (3 a 4 anos)

1.    Como você faz a avaliação da sua turma?

Vejo a avaliação como uma prática muito importante para o meu trabalho, através dela, traço objetivos, planejo ações e ajusto minha prática. Trabalho com educação infantil e costumo avaliar minha turma através da observação e registro de seu desenvolvimento global (físico, emocional, psíquico e cognitivo). Utilizo a observação individual e do grupo para ver como está o desempenho dos meus alunos; o registro é feito através de anotações minhas e o compilação das atividades das crianças através do portfólio.

2.    Quais são suas facilidades e suas dificuldades para fazer esse processo?

Facilidades: É um trabalho constante, onde pode observa-se o desenvolvimento global das crianças e do grupo, direcionar seu trabalho.

Dificuldades: O que dificulta é que muitas vezes a criança vem para a escola já com o andamento das atividades, e este trabalho fica prejudicado, pois a observação deve ser feita desde o início do ano para que o professor tenha um real conhecimento de seus alunos.   

Por: Rodrigo Chechi Marineli   

Entrevistado – Iracilda Ferreira
Local de trabalho: EMEI “Carlos Gomes Peixoto de Mello” - Bauru
Professora de Educação Infantil – Turma de Jardim I (4 a 5 anos)

1-    Como você faz a avaliação da sua turma?

Através da observação desde o início do ano, avaliando como a criança chega a escola, como é o entrosamento com os colegas, se faz parte de vários grupos ou se insiste em fazer parte de apenas um. Avalio também suas relações, se são dominantes ou dependentes, se participa das brincadeiras com os colegas e interage com facilidade. Avalio o temperamento, o comportamento, se é organizado com os materiais etc. Através das brincadeiras pode-se observar todos esse pontos e muito mais.
Já através das atividades, dá pra avaliar o raciocínio lógico: se ordena, classifica,seria e ordena com base na observação dos seus atributos como cor, forma, tamanho e espessura. Avalio também através das atividades de alfabetização se reconhece o nome, se reconhece o nome dos colegas, se identifica letras etc.

2-    Quais são suas facilidades e suas dificuldades para fazer esse processo?

A facilidade é que tudo é feito de forma lúdica o que torna prazeroso para o aluno, já a dificuldade é quanto a frequência dos alunos pois alguns não frequentam regularmente o que torna a avaliação mais lenta.   

Por: Eliana Toledo   


Entrevista
Faixa etária : Maternal  3 anos

Como é feita a avaliação?
É feita a partir de atividades de linguagem oral e escrita, artes visuais, raciocínio lógico, movimento, musica, natureza e sociedade, onde observo as atitudes das criança frente a determinado objeto.

Quais são as dificuldades e as facilidades?
A facilidade é que essa avaliação pode ser feita a todo momento durante qualquer tipo de atividade não tem um dia específico para se aplicar a "Prova".

A dificuldade é de que os alunos são muito diferentes e como são muito novos perdem o interesse facilmente perante as atividades.   

Por: Heloisa Baptista Nery   

*Fala de uma professora de Educação Infantil

Os meus alunos são avaliados no dia- a dia. Através de atividades orais e práticas. A cada bimestre eu faço um relatório de cada aluno dizendo os objetos que alcançou e os que ainda precisa melhorar.
Eu registro com fotos as atividades, também escrevo nas atividades o que a criança desenhou. Faço rodas de conversa para que possam desenvolver o pensamento e expressar suas ideias e opiniões.
Eu não tenho dificuldades com esse jeito de avaliar. Acho ele adequado e posso acompanhar todo desenvolvimento dos meus alunos.  

Por: Janaina Lopes   

  • 1. AVALIAÇÃO
  • As avaliações são realizadas através de observações, anotações, pelas conversas, questionamentos, o interesse, participação do aluno e desenvolvimento das atividades propostas, sendo possível assim, verificar se houve êxito nos objetivos propostos. É importante observar também, o desenvolvimento da criança: ampliação do vocabulário, coordenação motora, noções de espaço e tempo, socialização e os conhecimentos adquiridos no assunto abordado. 2. DIFICULDADES E FACILIDADES NESSE PROCESSO: É preciso entender primeiramente, que a avaliação deve ser contínua para nos mostrar o melhor caminho a seguir. Conhecer o aluno, saber o que ele já tem de conhecimento, detectando as dificuldades, é hora de planejar para atender às necessidades das crianças(avaliação inicial). O ideal é colocar tudo em uma planilha, para melhor organização de informações. O segundo passo é selecionar atividades adequadas à turma e periodicamente parar e analisar o que já foi feito, medindo o desempenho dos alunos (avaliação reguladora). E por fim, todo processo deve ser repensado, para que possa mudar os pontos que não deram certo e aperfeiçoar a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos (avaliação integradora). As maiores dificuldades neste processo é que o professor deve estar atento à tudo: observar, anotar, questionar, estimular, oferecer vários caminhos, desafiar os alunos e com tudo é demorado e necessita empenho, conhecimento teórico e dedicação. As facilidades são inúmeras, após a coleta de informações ( a primeira avaliação), o professor consegue realmente conhecer seus alunos e necessidades portanto, seu trabalho e seus objetivos terão maior êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário