domingo, 24 de novembro de 2013

Reflexões Individuais - Os modelos alternativos de escolas!

Casa Redonda –  Grupo PráXicas 
(Por: Rodrigo Chechi Marineli) 
 

Assim como o meu grupo (Pedagogos Aventureiros), o grupo PráXicas também ficou com a Casa Redonda. O capítulo escolhido pelo grupo foi: “História de todo o dia”. Segundo o grupo por base no capítulo, as crianças têm toda uma liberdade no espaço que a escola oferece. Achei interessante o fato de que as crianças escolhem as atividades que querem fazer e onde que serão realizadas dando liberdade para elas. As atividades são voltadas para a linguagem orais o que faz a ligação com a convivência entre as crianças, onde todas convivem juntas fazendo com que uma passe experiências diferentes para as outras. Essa troca de experiência acaba contribuindo com o respeito, o cuidado com o próximo e uma relação mais verdadeira entre as crianças.

  (Por: Eliana Toledo da Silva)

A escola visa à aprendizagem da vida em sociedade, por isso, as crianças, nessa escola, aprendem a ter responsabilidades não somente consigo mesmas, como também com as crianças menores. O tempo na escola não se torna cansativo apesar de ter o formato de internato, pois além das aulas normais, elas têm aula de teatro, trabalhos manuais, música, e também aprendem os trabalhos domésticos como, por exemplo, as compras, manutenção de jardim, cozinha, etc.
Além disso, os alunos aprendem a ter autonomia para regerem as regras e o funcionamento da escola, bem como fazerem as contas dos gastos, que são realizados com as próprias economias.
Deste modo, esta escola conduz, de maneira segura, a aprendizagem escolar pelo caminho da cultura.


Pedagogia em Ação - A escola Livre de Inkiri em Piracanga
(Por: Letícia Nascimento)   

É muito interessante essa instituição abordada pelo grupo Pedagogia em Ação pois ela preza um ensino diferenciado, voltado para espiritualidade e amor ao próximo, fazendo com que aluno e educador estejam sempre em sintonia a semelhança que essa instituição tem com a Casa redonda e de deixar os alunos livre para se expressarem e aprenderem um com o outro, na escola de Piracanga eles elegem um tutor para cuidar dos mais novos, já na Casa Redonda isso se mostra instintivo, ou seja , a convivência com o outro faz com que ele encontre necessidade de cuidar do mais novo.
Outro fato que achei importante é o numero de alunos por sala da instituição de Piracanga que não passa de 10 alunos , outro ponto instigante também é que eles não prezam muito a formação teórica do professor e sim sua vontade de aprender com os alunos e ensiná-los prezando assim a afetividade entre aluno e professor, tornando o ensino mais de vivencias e práticas do que apenas mecânico e cansativo onde os alunos não encontram significado em aprender .

Vejo essa escola como um modelo novo diante da educação que nosso pais se encontra, pois ela busca a essência da criança, sim acho muito importante o embasamento teórico para o professor para que possa avançar no ensino, no entanto é importante que o profissional da educação  também seja feito de vivencias, afetividade, carinho, amor e espiritualidade para lidar com as demandas afetivas e cognitivas do aluno.   


Janaina Lopes - Grupo Touch Down   
(O grupo não postou a atividade até o dia 27/11 as 15 h e 34 min)   

Escola Inkiri (MMA) e Casa Redonda (Pedagogos Aventureiros).
Heloisa B. Nery

Tanto a escola Inkiri quanto a Casa Redonda, visam desenvolver um relacionamento harmonioso entre os sujeitos. A primeira se baseia nos princípios da fraternidade e apresenta compromisso espiritual, ambiental e social, despertando a consciência, conectando o espírito e vivenciando a espiritualidade. A segunda escola apresentada se preocupa com a construção do eu, do conhecimento de mundo e com a preparação para a vida em sociedade. A Casa Redonda se baseia nos trabalhos de Maturana e Piajet, propondo um processo de ensino aprendizagem mais livre e autônomo.
Dessa forma, as duas escolas visam, como já dito anteriormente, o relacionamento entre os sujeitos e a construção do eu, porém, seguem linhas um tanto diferenciadas.   

Um comentário:

  1. Vocês conseguiram fazer um paralelo muito interessante entre as propostas.
    É visível o trabalho do grupo. Agradeço a partilha!

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