Casa Redonda – Grupo PráXicas
(Por: Rodrigo Chechi Marineli)
Assim como o meu grupo (Pedagogos Aventureiros), o grupo
PráXicas também ficou com a Casa Redonda. O capítulo escolhido pelo grupo foi: “História
de todo o dia”. Segundo o grupo por base no capítulo, as crianças têm toda uma
liberdade no espaço que a escola oferece. Achei interessante o fato de que as
crianças escolhem as atividades que querem fazer e onde que serão realizadas
dando liberdade para elas. As atividades são voltadas para a linguagem
orais o que faz a ligação com a convivência entre as crianças, onde todas
convivem juntas fazendo com que uma passe experiências diferentes para as outras. Essa troca de experiência acaba contribuindo com o respeito, o cuidado
com o próximo e uma relação mais verdadeira entre as crianças.
Ecole de la Neuville - França - Grupo Mira
(Por: Eliana Toledo da Silva)
A escola visa à aprendizagem da vida em sociedade, por isso, as crianças, nessa escola, aprendem a ter responsabilidades não somente consigo mesmas, como também com as crianças menores. O tempo na escola não se torna cansativo apesar de ter o formato de internato, pois além das aulas normais, elas têm aula de teatro, trabalhos manuais, música, e também aprendem os trabalhos domésticos como, por exemplo, as compras, manutenção de jardim, cozinha, etc.
Além disso, os alunos aprendem a ter autonomia para regerem as regras e o funcionamento da escola, bem como fazerem as contas dos gastos, que são realizados com as próprias economias.
Deste modo, esta escola conduz, de maneira segura, a aprendizagem escolar pelo caminho da cultura.
Pedagogia
em Ação - A escola Livre de Inkiri em Piracanga
(Por: Letícia Nascimento)
É
muito interessante essa instituição abordada pelo grupo Pedagogia em Ação pois
ela preza um ensino diferenciado, voltado para espiritualidade e amor ao
próximo, fazendo com que aluno e educador estejam sempre em sintonia a
semelhança que essa instituição tem com a Casa redonda e de deixar os alunos
livre para se expressarem e aprenderem um com o outro, na escola de Piracanga
eles elegem um tutor para cuidar dos mais novos, já na Casa Redonda isso se
mostra instintivo, ou seja , a convivência com o outro faz com que ele encontre
necessidade de cuidar do mais novo.
Outro
fato que achei importante é o numero de alunos por sala da instituição de
Piracanga que não passa de 10 alunos , outro ponto instigante também é que eles
não prezam muito a formação teórica do professor e sim sua vontade de aprender
com os alunos e ensiná-los prezando assim a afetividade entre aluno e
professor, tornando o ensino mais de vivencias e práticas do que apenas
mecânico e cansativo onde os alunos não encontram significado em aprender .
Vejo
essa escola como um modelo novo diante da educação que nosso pais se encontra,
pois ela busca a essência da criança, sim acho muito importante o embasamento
teórico para o professor para que possa avançar no ensino, no entanto é
importante que o profissional da educação
também seja feito de vivencias, afetividade, carinho, amor e
espiritualidade para lidar com as demandas afetivas e cognitivas do aluno.
Janaina Lopes - Grupo Touch Down
(O grupo não postou a atividade até o dia 27/11 as 15 h e 34 min)
Escola Inkiri (MMA) e Casa Redonda (Pedagogos Aventureiros).
Heloisa B. Nery
Tanto a escola Inkiri quanto a Casa Redonda, visam desenvolver um relacionamento harmonioso entre os sujeitos. A primeira se baseia nos princípios da fraternidade e apresenta compromisso espiritual, ambiental e social, despertando a consciência, conectando o espírito e vivenciando a espiritualidade. A segunda escola apresentada se preocupa com a construção do eu, do conhecimento de mundo e com a preparação para a vida em sociedade. A Casa Redonda se baseia nos trabalhos de Maturana e Piajet, propondo um processo de ensino aprendizagem mais livre e autônomo.
Dessa forma, as duas escolas visam, como já dito anteriormente, o relacionamento entre os sujeitos e a construção do eu, porém, seguem linhas um tanto diferenciadas.
Vocês conseguiram fazer um paralelo muito interessante entre as propostas.
ResponderExcluirÉ visível o trabalho do grupo. Agradeço a partilha!