HUMANISTA
O professor chega à sala de aula, divide a
sala em grupos, passa por cada um deles e pergunta o que eles gostariam de
trabalhar os pesquisar sobre a sociedade onde vivem.
Alguns grupos trabalham a questão dos
valores, outros a importância da escola naquela sociedade, outros o porquê de
viverem em sociedade, o que é sociedade etc.
O professor se torna um facilitador não
interferindo no desenvolvimento do aluno e sim o facilitando, levando assim o
aluno a sua auto realização e construção do conhecimento.
ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
O professor de matemática entrou na sala de
aula do 6º ano. As carteiras estavam todas dispostas de forma enfileirada. Ele
não admite que os alunos esperem na porta.
Entrou, falou bom dia e iniciou a chamada. Se os alunos conversam na hora da chamada,
são repreendidos pelo professor com ameaça de sair rumo à direção.
Iniciou a aula dizendo que iria ensinar a
divisão. Deu alguns exemplos (estímulos)
e pediu para que os alunos copiassem. A
seguir passou várias operações esperando a resposta correta dos
exercícios. A punição ocorre quando os
alunos erram. Se o aluno erra uma
operação de divisão, então o professor pede para que ele faça a mesma operação,
pelo menos, 10 vezes.
Quando o aluno erra a divisão, o professor
vai até a lousa e faz a operação para que todos possam copiá-la. E quando algum
aluno acerta a operação, o professor o parabeniza e lhe convida para ser o
“ajudante do dia”.
O problema mais imediato que se coloca nessa
abordagem é que, muitas vezes, ao reforçar e punir na tentativa de extinguir ou
reforçar comportamentos, o professor deixa de passar ao aluno o verdadeiro
sentido da Educação que, em poucas palavras, deveria ser o de proporcionar a
construção de conhecimentos que levem o sujeito a uma vida autônoma e
responsável.
TRADICIONAL
O professor chega à sala de aula os alunos
estão sentados um atrás do outro, levantam e o cumprimentam depois sentam
novamente, o professor começa a aula então sobre o descobrimento do Brasil, apenas
o professor fala e os alunos escutam como se o docente tivesse depositando
conhecimento nós educandos, não podem contrariar nem questionar o que o
professor fala tudo deve ser entendi como verdade absoluta.
ABORDAGEM COGNITIVA
Um aluno do 5º
ano estuda em uma sala composta por 15 alunos onde o professor lhe fornece
condições para que possa aprender por si próprio as disciplinas estudadas. O
aluno tem a liberdade de ação real e material. O professor promove um ambiente
desafiador favorável à motivação, para que o aluno pense, reflita e aprenda. O
aluno também argumenta, analisa e reflete os conceitos estudados. Seu professor
costuma apresentar situações problemas, causando uma aprendizagem significativa
e relevante, para o aluno, sendo assim resolve os problemas com anotações para
analisar seus erros. Seu professor avalia o aproveitamento apoiado em múltiplos
critérios, como a assimilação do aluno.
ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL
O Professor
entra na sala, os alunos estão conversando e brincando pela sala de aula.
Quando o professor senta em sua cadeira, os alunos vão para seus lugares
ficando quietos até a sala ficar em silêncio. O professor se preocupa com os
alunos, sendo assim um professor ativo em sala de aula que quer levar o melhor
para os alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário