sexta-feira, 10 de maio de 2013

Abordagens de Ensino


HUMANISTA

O professor chega à sala de aula, divide a sala em grupos, passa por cada um deles e pergunta o que eles gostariam de trabalhar os pesquisar sobre a sociedade onde vivem.
Alguns grupos trabalham a questão dos valores, outros a importância da escola naquela sociedade, outros o porquê de viverem em sociedade, o que é sociedade etc.
O professor se torna um facilitador não interferindo no desenvolvimento do aluno e sim o facilitando, levando assim o aluno a sua auto realização e construção do conhecimento.

ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA

O professor de matemática entrou na sala de aula do 6º ano. As carteiras estavam todas dispostas de forma enfileirada. Ele não admite que os alunos esperem na porta.  Entrou, falou bom dia e iniciou a chamada.  Se os alunos conversam na hora da chamada, são repreendidos pelo professor com ameaça de sair rumo à direção.
Iniciou a aula dizendo que iria ensinar a divisão.  Deu alguns exemplos (estímulos) e pediu para que os alunos copiassem.  A seguir passou várias operações esperando a resposta correta dos exercícios.  A punição ocorre quando os alunos erram.  Se o aluno erra uma operação de divisão, então o professor pede para que ele faça a mesma operação, pelo menos, 10 vezes.
Quando o aluno erra a divisão, o professor vai até a lousa e faz a operação para que todos possam copiá-la. E quando algum aluno acerta a operação, o professor o parabeniza e lhe convida para ser o “ajudante do dia”.

O problema mais imediato que se coloca nessa abordagem é que, muitas vezes, ao reforçar e punir na tentativa de extinguir ou reforçar comportamentos, o professor deixa de passar ao aluno o verdadeiro sentido da Educação que, em poucas palavras, deveria ser o de proporcionar a construção de conhecimentos que levem o sujeito a uma vida autônoma e responsável.   

TRADICIONAL

O professor chega à sala de aula os alunos estão sentados um atrás do outro, levantam e o cumprimentam depois sentam novamente, o professor começa a aula então sobre o descobrimento do Brasil, apenas o professor fala e os alunos escutam como se o docente tivesse depositando conhecimento nós educandos, não podem contrariar nem questionar o que o professor fala tudo deve ser entendi como verdade absoluta.

ABORDAGEM COGNITIVA   

Um aluno do 5º ano estuda em uma sala composta por 15 alunos onde o professor lhe fornece condições para que possa aprender por si próprio as disciplinas estudadas. O aluno tem a liberdade de ação real e material. O professor promove um ambiente desafiador favorável à motivação, para que o aluno pense, reflita e aprenda. O aluno também argumenta, analisa e reflete os conceitos estudados. Seu professor costuma apresentar situações problemas, causando uma aprendizagem significativa e relevante, para o aluno, sendo assim resolve os problemas com anotações para analisar seus erros. Seu professor avalia o aproveitamento apoiado em múltiplos critérios, como a assimilação do aluno.

ABORDAGEM SÓCIO-CULTURAL   

O Professor entra na sala, os alunos estão conversando e brincando pela sala de aula. Quando o professor senta em sua cadeira, os alunos vão para seus lugares ficando quietos até a sala ficar em silêncio. O professor se preocupa com os alunos, sendo assim um professor ativo em sala de aula que quer levar o melhor para os alunos.   








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