segunda-feira, 27 de maio de 2013

Questão do Livro e Reflexão Individual

Aluno: Wagner Monger   


Questão 39. O triângulo da mediação é aquele em que ocorre a relação aluno↔professor↔conteúdo, ou seja, onde existe a interação entre educador, educando e o objeto de conhecimento.

Esquema 1:

No esquema 1, o triângulo da mediação mostra que, na escola, a relação que se estabelece entre os alunos e o conhecimento científico não é direta nem automática, mas se realiza por meio do professor como mediador.

Esquema 2:

   
No esquema 2, os conceitos cotidianos e os científicos têm seu primeiro encontro no professor como unificador do trabalho pedagógico. Os conceitos científicos não passam diretamente aos alunos, nem os conceitos cotidianos são subsumidos, automaticamente, pelos científicos. Esse esquema evidencia que os educandos levam para a sala de aula seus conceitos cotidianos, onde são apropriados pelo professor. Este, por sua vez, leva para a escola os conceitos científicos novos que devem ser aprendidos pelos alunos.

Esquema 3:

No esquema 3, espera-se que o aluno tenha atingido, dessa forma, um novo estágio, um nível mais elevado de seu desenvolvimento atual. De aluno torna-se cidadão, auxiliado pela apreensão dos conceitos científicos que podem ter transpostos para a nova dimensão de sua vida. A nova posição social, em que já se encontra, não é mais necessária à presença explícita do professor como mediador.

Reflexão Individual do Blog MMA   

O blog do grupo M.M.A. está muito bem feito e os temas postados encontram-se de forma clara e objetiva, fazendo com que o leitor consiga um bom entendimento sobre o tema apresentado. Foram muito criativas ao usar fotos e vídeos nas postagens. As postagens estão em dia. Enfim, o grupo está de parabéns!!!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário