sábado, 25 de maio de 2013

Relação Professor - Aluno: Uma Revisão Crítica

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Segundo Wallon, o indivíduo constitui-se nas suas interações com o meio; daí a necessidade de estudar os comportamentos, as dificuldades dos alunos de maneira contextualizada, ou seja, no conjunto de relações estabelecidas entre eles e seu ambiente. Desse modo, conhecer o professor e/ou aluno é uma tarefa que fica deficitária quando é excluído o meio social e cultural no qual estão inseridos, por isso há necessidade de colocá-los em seus lugares, voltar-se para seus anseios, dificuldades, possibilidades, limites, que ficam mais claros quando nos alicerçamos em suas diferentes fases de desenvolvimento.
Wallon (1968) afirma que a relação de sala de aula com o educador, o aluno tem a possibilidade de desenvolver-se como um todo, nos seus conjuntos cognitivos, motor e afetivo. Ressalta a importância de estar atento, na relação professor-aluno, sobre a distinção entre a emoção e a afetividade, sendo ambas presença constante no cotidiano escolar. A afetividade engloba a emoção que tem o papel de dar “pistas” sobre o aluno. As expressões, seu corpo, suas ações, sua fala, sua postura revelam seu posicionamento diante das exigências colocadas pelo professor, pela rotina escolar; podendo o aluno demonstrar que está com medo, feliz, satisfeito, com raiva, tranquilo, preocupado etc.; são conhecidos, com isso, seus estados mais íntimo-afetivos.
Professor: contágio da emoção é possuidor de afetos, medos, inseguranças, alegrias, desejos, tranquilidade, apreço por conhecer e por transformar-se. É o mediador da cultura e das aptidões propiciadas por ela e, ao mesmo tempo, indispensável para o desenvolvimento do aluno.

Fonte: Psicologia da Aprendizagem: das teorias associacionistas ao construtivismo
           PILETTI, N.; ROSSETI, M. 

Analise do grupo sobre os textos: RELAÇÃO PROFESSOR ALUNOS

Os dois textos se desenvolvem falando do tema relação entre aluno e professor, os dois se complementam muito colocando ideias de autores diferentes diante desse tema.
Os textos criticam a relação entre discentes e docentes e o descaso pelo ato de ensinar e o ato de aprender, o respeito entre aluno e professor fica muito evidente, também é relatado a indisciplina em sala de aula, como o professor deve lidar com isso, conhecendo a realidade do aluno. Pois para ser um bom professor hoje em dia, é necessária uma vinculação muito grande entre teoria e pratica, porque os alunos já estão cansados de tanta lousa e papel é necessária a revisão das práticas pelos docentes para que haja maior entendimento e interesse dos alunos com a disciplina que esta sendo ensinada.
A questão da afetividade também é um fator importante, pois sim, ela deve existir, no entanto não deve influenciar no aprendizado do aluo o professor deve ser critico com ele mesmo em relação a esses valores, pois não é apenas aquele professor "bonzinho" que os alunos dão valor, eles também querem profissionais que sempre esperem mais deles que os desafiem a buscar conhecimentos novos que apr enda junto com eles que os critiquem sempre exigindo o melhor de cada um.

Conclui-se que a relação professor aluno é muito importante durante o aprendizado, porem o professor deve estar ciente que a partir do momento que se encontra diante de uma sala de aula ele é um exemplo de valores, afetividade e reponsabilidade e não pode deixar que alguns fatores influenciem seu comportamento com os alunos, e ter consciência da pratica e da teoria que esta utilizando para proporcionar o aprendizado de cada aluno que esta a sua frente.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário