Aluna: Janaina Lopes
Explique a prática social inicial.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS: mobilização do aluno para a
construção do conhecimento escolar: é a leitura da realidade e contato inicial
com o tema. O aluno assume o objeto do conhecimento; O professor desafia,
mobiliza, sensibiliza o aluno; O aluno percebe a relação entre o conteúdo e sua
vida, necessidades, e interesses.
O professor cria um clima de predisposição à aprendizagem;
Motiva o aluno a partir de sua prática social imediata a respeito do conteúdo a
ser estudado; Professor e alunos conversam sobre a prática social mediata,
(identidade cultural do aluno). Aprendizagem significativa e interessante.
Queremos uma pedagogia que sem renunciar à exigência do
rigor, admita à espontaneidade, o sentimento, a emoção e aceite como ponto de
partida o “aqui e agora” dos alunos. (PAULO FREIRE)
O professor procura conhecer o que os alunos já sabem, suas
pré-ocupações e seus sentimentos. Isto possibilita um trabalho pedagógico mais
adequado e significativo para os alunos.
Os conteúdos não interessam a priori e automaticamente aos
aprendentes. É necessário relacioná-los às opiniões trazidas pelos educandos,
contextualizando-os.
O professor busca a representação dos alunos sobre o
conhecimento, sua visão-concepção a respeito dos conteúdos. Senso comum,
síncrese.
O professor deve sempre estar voltando à PRÁTICA SOCIAL
INICIAL, para assim saber em que estágio o aluno se encontra.
REFLEXÃO INDIVIDUAL GRUPO MMA
Percebo uma criatividade com as atividades do grupo, o blog
está em dia, os planos de aula. Colocam fotos e vídeose se esforçam com os
trabalhos propostos pela professora, o que é muito bom. Fazem as atividades de
forma organizada e se preocupam com o conteúdo que foi passado. As meninas do
grupo estão de parabéns pelo esforço e criatividade que possuem para manter o
blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário