domingo, 1 de setembro de 2013

Educação Infantil de Qualidade na Primeira Infância - Janaina de A. Lopes

1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.

A palestrante trouxe como tema a neurociência que propõe qualidade para a primeira infância. Ela relata que a neurociência junto com a pedagogia e a psicologia devem caminhar uma ao lado da outra para que possam colaborar e repensar uma reforma educativa em que o pedagogo necessita ter o conhecimento da neuroeducação para que possa compreender o comportamento e aprendizado de seus alunos.

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

A palestra foi bem interessante, pois consegui compreender a real necessidade de pedagogo e família estarem juntos, pois não há como escola e família andarem desunidas. Entendi também o conceito educativo que está relacionado com os padrões mentais do ser humano e que vão se modificando com a experiência já que o cérebro sempre buscará conhecimentos prévios para um novo aprendizado. 

3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.

Sim, a palestra contribui bastante para a formação do professor. É importante que o pedagogo tenha conhecimento do desenvolvimento neuromotor, sensorial e emocional da criança para poder compreender o comportamento infantil que cada indivíduo difere um do outro. A palestrante esclarece esse desenvolvimento cerebral desde a gravidez da mãe, sendo assim, percebemos a  importância de o pedagogo saber como funciona essa formação.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.

Como pedagogos devemos ter o conhecimento da neuroeducação em nossa formação e lutar para que o governo entenda isso como políticas públicas, pois a educação infantil não envolve somente a sala de aula mas também a saúde, proteção e nutrição dos pequenos. Logo, todos esse setores contribuem muito para o desenvolvimento cerebral do ser humano.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário