1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.
A palestrante focou
nas contribuições da Neuroeducação para a Educação Infantil e para a primeira
infância. Também reafirmou o fato de a Educação Infantil ser a etapa mais
importante da vida de uma criança. Ela também abordou a necessidade de propor
novas políticas públicas para a primeira infância. Sua palestra falou bastante
da importância de se conhecer o desenvolvimento da criança (cognitivo,
emocional, motor, neural, etc.) para a construção de uma proposta pedagógica
adequada.
2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?
Com esse vídeo,
aprendi a importância de se ter qualidade na Educação Infantil e na primeira
infância. Também percebi como a educação de uma criança está permeada por
vários aspectos que, coexistindo, não podem ser desvencilhados. O vídeo foca
bastante na necessidade de termos professores bem qualificados, pois, estando
na fase da primeira infância, são exemplos de comportamento para os pequenos. Outro
ponto importante é a interação de diversas áreas para o enriquecimento do
ensino – e das políticas públicas – na Educação Infantil.
3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor?
Cite um aspecto.
Sim, sem dúvidas. Para
mim, foi muito importante perceber a correlação entre as diversas áreas do
conhecimento, enriquecendo o ensino dado às crianças. O trabalho multissetorial
proporciona a solução de várias necessidades que influenciam na educação, mas
que a ela sozinha não daria conta de resolver. É importante salientar o papel
da experiência emocional da criança em sua educação, muitas vezes deixado de
lado.
4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo
com relação a formação de professores da educação infantil.
Em todo o vídeo, o que considerei mais importante foi perceber quão
necessário é conhecer o desenvolvimento do ser humano (cognitivo, emocional,
motor, neural, etc.) para que eu possa propor atividades adequadas aos meus
alunos, de acordo com suas características individuais, com os estímulos
apropriados ao momento de cada um, com um ambiente estimulante ideal. Também
considero importante a inclusão da Neuroeducação permeando as propostas
curriculares da Educação Infantil e políticas públicas para esta última e para
a primeira infância, que vem considerar o todo que compõe a criança, e não
somente a “persona” dentro da escola.
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