quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Educação Infantil de Qualidade na Primeira Infância - Vivianne Ferreira dos Santos



1.    Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.

A palestrante focou nas contribuições da Neuroeducação para a Educação Infantil e para a primeira infância. Também reafirmou o fato de a Educação Infantil ser a etapa mais importante da vida de uma criança. Ela também abordou a necessidade de propor novas políticas públicas para a primeira infância. Sua palestra falou bastante da importância de se conhecer o desenvolvimento da criança (cognitivo, emocional, motor, neural, etc.) para a construção de uma proposta pedagógica adequada.

2.    Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

Com esse vídeo, aprendi a importância de se ter qualidade na Educação Infantil e na primeira infância. Também percebi como a educação de uma criança está permeada por vários aspectos que, coexistindo, não podem ser desvencilhados. O vídeo foca bastante na necessidade de termos professores bem qualificados, pois, estando na fase da primeira infância, são exemplos de comportamento para os pequenos. Outro ponto importante é a interação de diversas áreas para o enriquecimento do ensino – e das políticas públicas – na Educação Infantil.

3.    A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.

Sim, sem dúvidas. Para mim, foi muito importante perceber a correlação entre as diversas áreas do conhecimento, enriquecendo o ensino dado às crianças. O trabalho multissetorial proporciona a solução de várias necessidades que influenciam na educação, mas que a ela sozinha não daria conta de resolver. É importante salientar o papel da experiência emocional da criança em sua educação, muitas vezes deixado de lado.

4.    Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.

Em todo o vídeo, o que considerei mais importante foi perceber quão necessário é conhecer o desenvolvimento do ser humano (cognitivo, emocional, motor, neural, etc.) para que eu possa propor atividades adequadas aos meus alunos, de acordo com suas características individuais, com os estímulos apropriados ao momento de cada um, com um ambiente estimulante ideal. Também considero importante a inclusão da Neuroeducação permeando as propostas curriculares da Educação Infantil e políticas públicas para esta última e para a primeira infância, que vem considerar o todo que compõe a criança, e não somente a “persona” dentro da escola.

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