segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Educação Infantil de Qualidade na Primeira Infância

Heloisa Baptista Nery

1-           Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.
A palestrante Anna Lucia Campos abordou a importância da Educação Infantil. Dentro desse ponto, ela apresentou principais ideias, como Políticas públicas para a primeira infância, trabalho multi e intersetorial, contribuições da neurociência no campo educativo, proposta neuroeducativa de educação, formação inicial do professor, individualização de cada aluno, mudanças no processo de avaliação e aprendizagem e jogos e brincadeiras.

2-           Em síntese, o que você aprendeu com o vídeo?
O vídeo foi muito rico em conhecimentos. Percebi o quanto a Educação Infantil se tornou realmente uma etapa invisível, porém, com a proposta de neuroeducação, com o auxílio de bons educadores e políticas públicas para a primeira infância, é possível se tomar outro rumo. Aprendi e refleti sobre a importância da Educação Infantil e o quanto esta merece um olhar diferenciado e urgente. O vídeo também proporcionou conhecimentos sobre a neurociência e suas contribuições no campo educativo, as quais eu não conhecia, como por exemplo, os níveis de desenvolvimento do cérebro e áreas que necessitam da interferência do professor para serem desenvolvidas, como por exemplo as áreas emocional, física, espiritual, social, cognitiva, senso perceptiva, moral e reflexiva. Além de saberes teóricos, a palestrante apresentou vários saberes práticos, necessários ao cotidiano escolar, como por exemplo a importância da ficha de dados dos alunos e as informações que essas devem conter e a necessidade da hora do repouso durante o período integral de educação.

3-           A palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.
A palestra contribuiu muito para a minha formação profissional, pois a partir dela, pude perceber que preciso adquirir conhecimento na área da neurociência e neuroeducação, a fim de aprimorar a minha prática e conhecer o desenvolvimento (neural, físico, cognitivo, etc.) de meus alunos. Também é importante ressaltar que o vídeo apresenta a postura motivacional que o docente deve ter em sala de aula e que pretendo adotar na minha prática pedagógica.

4-           Faça comentários que considera importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da Educação infantil.

O vídeo foi enfático em relação à formação inicial docente. De acordo com a palestrante, há urgência em professores capacitados e que tenha conhecimentos específicos na área da neuroeducação, o que contribuirá para um trabalho efetivo. Um professor capacitado também necessita cuidar para que seus instrumentos de avaliação e aprendizagem não sejam ambíguos, sendo o mais claro e objetivo diante de seus alunos. Além disso, a proposta curricular, bem como os planos de aula devem levar em conta a individualidade de cada criança, bem como, proporcionar oportunidades e experiências que estimulem o cérebro, motivando-o a aprender. Outro ponto importante a ser frisado é o uso de jogos e brincadeiras na Educação Infantil, no qual o professor deve ter total esclarecimento do que os mesmos proporcionarão aos seus alunos. E para finalizar, gostaria de reescrever uma frase dita pela palestrante no vídeo que achei interessante: “a essência da neuroeducação está na cabeça do educador que planeja com qualidade.” 

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