quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Narrativa: Minha infância

Letícia do Nascimento
Lembro algumas coisas de quanto estava na educação infantil, lembro das brincadeiras com massinha de modelar, das cantigas, das brincadeiras no parquinho, me recordo também das lições que vinham para a casa, que eram carimbos de animais para que coloríssemos.  Posso dizer que foi uma face muito boa de minha vida e cada vez que lembro sinto até o cheiro que tinha a escola, cheiro de giz, tinta e cola, adorava quando a professora nos levava ao parque onde havia uma grande árvore, nos sentávamos em círculo em baixo dela e brincávamos de "corre cutia". Não me recordo muito bem de como fui alfabetizada, mais lembro perfeitamente da professora passando em todas as mesas pegando em nossas mão e fazendo-nos escrever o nosso nome, lembro até mesmo quando ela nos ensinou a pintar de" Bolinhas,"ou seja, fazer um movimento circular com o lápis para que o desenho não ficasse marcado, sempre gostei de ir a escola, lembro que sempre levava coisas diferentes para dividir com meus amigos nas aulas de artes, como Glitter, cola colorida, papeis coloridos e outras coisas.
Eu sempre morei  no sítio, e sou filha única então maioria das fezes brincava sozinha, ou com minha  tia que mora comigo, lembro que sempre gostei de pintar então minha mãe desde que eu me conheço por gente comprava, massinha, canetinha, lápis de cor e diversos materiais para que eu me divertisse, lembro que não sabia desenhar nada, e que gostaria de aprender, então pedia para minha tia desenhar para que eu pudesse pintar. Me recordo também que gostava muito de andar no milharal que tinha no sitio e que minha tinha catava as espigas de milho mais novinhas, e elas tinham cabelinhos e ela falava pra mim que eram bonecas e eu me divertia o resto do dia brincando com as bonecas do milho, fazendo bolinhos de terra e brincando de casinha.
Conforme fui crescendo fui fazendo amigos e eles me visitavam pra que pudéssemos brincar, eram várias as brincadeiras, brincávamos de parque dos dinossauros, pega- pega, rio vermelho, peteca, escolinha, bola, esconde-esconde, casinha e muitas outras, devo admitir que nunca gostei de perder, mais fui aprendendo que na vida nem tudo é o ganhar, mas sim o prazer de jogar, brincar e fazer amigos .
Diante de tudo isso, observo como tive uma infância produtiva e feliz, onde aprendi muita coisa que hoje refletem em minha personalidade, com isso vejo a importância do brincar na vida da criança, pois é  a partir dele que a criança vai aprender a viver na sociedade entendendo, as crenças, valores e costumes que a cercam, vejo também que o brincar não é apenas uma estágio do desenvolvimento da criança, mas sim um momentos onde se envolve o desenvolvimento de várias habilidades da criança, como a imaginação, o saber dividir, o raciocínio, o convívio com o outro e muitos outros.
Como futura professora é muito importante que eu  entenda a importância do brincar e o que ele proporciona ao meu aluno, pois quero ser a professora lembrada por eles, não como a boazinha que deixava fazer tudo, mais como aquela que realmente os ensinou algo, que realmente marco o desenvolvimento de sua educação.


Um comentário:

  1. Letícia, minha professora da 1a série também me ensinou a pintar de "bolinhas"!
    Que você não se distancie desta consciência da importância do brincar, da formação da personalidade de cada um e do desejo de ser uma educadora marcante na vida das crianças!

    ResponderExcluir