segunda-feira, 23 de setembro de 2013

18/09 - [FOTOS] - Palestra do Professor José Pacheco e Reflexão Individual sobre a Palestra!



Reflexão individual:

Por Heloisa Nery

Durante a apresentação, um frase dita pelo professor Pacheco me chamou a atenção: "A escola deve formar alunos autônomos e responsáveis".
Isso me fez refletir sobre como a escola condiciona as crianças desde pequenas a serem restritas, a obedecerem pelo medo, sem ter a consciência do o que fazer ou o porquê fazer. Não damos a possibilidade do desenvolvimento integral do sujeito, não possibilitando a evolução do pensamento e consequentemente da autonomia e responsabilidade. Diante disso, percebi que é fundamental o papel do professor nesse processo. É ele quem buscará transformar o processo educativo, visando uma melhor formação aos seus alunos. Para isso, o professor deve buscar conhecimento para ampliar a sua concepção de educação, se autoavaliar e agir. Um bom professor autônomo e responsável, formará bons alunos/cidadãos autônomos e responsáveis. Esse é o papel fundamental da escola. 


Por Eliana Toledo
O que mais me marcou na palestra, foi quando ele disse: Há três tipos de professores. Os que são bons professores, os que podem ser bons professores, e os que devem mudar de profissão. Ele fala com convicção, ele ama o que faz.   


Por Rodrigo Chechi   
Em modo geral, achei a palestra bem interessante e o Professor José Pacheco é bem divertido, percebemos isso pelas “brincadeiras” que ele fazia durante a palestra.  
Entre várias coisas importantes e marcantes que ele falou, vou destacar quando ele se refere que as provas aplicadas nem sempre servem como avaliação e que não se pode avaliar o aluno supostamente por uma prova.  
Concordo com o Pacheco nesse ponto. Muitas vezes o conhecimento do aluno não pode ser tirado de uma avaliação dada pelo professor. Talvez o aluno entenda a matéria, mas não domina “X” assunto cobrado na avaliação. Outro fator, é que o aluno pode não estar muito bem em um dia de exame onde provavelmente ele não estará totalmente disposto para ser avaliado em relação a alguns problemas pessoais.  Além das provas, deveriam ter outros métodos avaliativos para serem aplicados em escolas e faculdades.   

Por Leticia Nascimento 
O que achei mais interessante foi quando o professor Pacheco comentou dos ex-presidiários que construíram o viveiro para os pássaro,isso mostra a capacidade de mudança que a educação proporciona, pois as atividades a serem feitas no momentos pelos homens não foram impostas por um professor, mas sim planejadas de acordo com a necessidade e interesse de cada um, e coube ao professor mediar esse trabalho fazendo com que a partir desse projeto eles construíssem conceitos matemáticos, ecológicos e científicos.


Por Janaina Lopes   
O professor Pacheco ressalta bem como é uma educação de qualidade. Ele mostra que pais e professores devem sempre andar juntos e se dispõe a estar junto com grupos que querem mudanças. Penso que todo aquele que quer se formar professor e todo aquele já formado deveria ouvir s palavras dele, quem sabe assim as pessoas olhariam com mais amor para a educação brasileira.


Por Vivianne Ferreira dos Santo
"O que mais me chamou atenção na fala do professor foi a esperança na educação do nosso país. Se ele crê na mudança, e crê que será para melhor, por que, para nós, brasileiros, é tão difícil acreditar? Fica a reflexão."

Nenhum comentário:

Postar um comentário