Letícia do
Nascimento
1. Apresente as
principais ideias que a palestrante abordou.
As principais ideias abordadas pela palestrante foram, a importância de
se trabalhar o neurodesenvolvimento na educação infantil, a importância de se
ter políticas públicas engajadas em ajudar a formar professores aptos a dar
aula no ensino infantil, para auxiliar na neuroeducação das crianças, ou seja,
no desenvolvimento cerebral e cognitivo das mesmas. Aborda também a importância
do diálogo entre diferentes setores científicos e a importância de se valorizar
e enxergar o ser humano como ser sensorial, emocional e em desenvolvimento que
busca estímulos para aprender e se desenvolver, valoriza a importância de
conhecer a vida do aluno desde a gestação para poder compreender o que acontece
com o aluno em determinados momentos de seu desenvolvimento.
2. Em síntese o que
você aprendeu com o vídeo?
Aprendi a importância da neuroeducação na educação infantil, pois ela acontece quando o cérebro esta se preparando para aprender, e se torna essencial nesta etapa do desenvolvimento, compreendi também a importância dos estímulos dados para a criança e que os mesmos são essenciais em seu desenvolvimento cognitivo.
3. A Palestra
contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.
Sim, pois o neurodesenvolvimento trabalha o desenvolvimento cerebral da
criança que é exatamente a área que devemos desenvolver e estimular, e a partir
do momento que o professor conhece o que essa ciência trabalha, possibilita que
ele busque novos conhecimentos para aprimorar suas aulas e assim desenvolver
cognitivamente e humanamente seus alunos.
4. Faça comentários
que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores
da educação infantil.
Acho importante ressaltar que ela aborda a formação de professores que
deve ser cada vez mais valorizada, estimulada e planejada, pois para formar
pessoas desenvolvidas cognitivamente precisamos fazer uma junção de inúmeros
conhecimentos, e esses conhecimentos devem ser claros e muito bem apresentados
para os professores em suas formações, pois estaremos lidando com o
desenvolvimento de uma criança, não apenas intelectual mas humano e social,
cabe a nós apresentar estímulos que realmente a desenvolvam, ou seja , que
devemos ser capazes de elaborar aulas, brincadeiras e jogos que estimulem o
cognitivo da criança para que ela compreenda melhor o mundo.
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