quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Educação Infantil de Qualidade na Primeira Infância

Letícia do Nascimento

1. Apresente as principais ideias que a palestrante abordou.

As principais ideias abordadas pela palestrante foram, a importância de se trabalhar o neurodesenvolvimento na educação infantil, a importância de se ter políticas públicas engajadas em ajudar a formar professores aptos a dar aula no ensino infantil, para auxiliar na neuroeducação das crianças, ou seja, no desenvolvimento cerebral e cognitivo das mesmas. Aborda também a importância do diálogo entre diferentes setores científicos e a importância de se valorizar e enxergar o ser humano como ser sensorial, emocional e em desenvolvimento que busca estímulos para aprender e se desenvolver, valoriza a importância de conhecer a vida do aluno desde a gestação para poder compreender o que acontece com o aluno em determinados momentos de seu desenvolvimento.   

2. Em síntese o que você aprendeu com o vídeo?

Aprendi a importância da neuroeducação na educação infantil, pois ela acontece quando o cérebro esta se preparando para aprender, e se torna essencial nesta etapa do desenvolvimento, compreendi também a importância dos estímulos dados para a criança e que os mesmos são essenciais em seu desenvolvimento cognitivo.

3. A Palestra contribuiu para sua formação de professor? Cite um aspecto.

Sim, pois o neurodesenvolvimento trabalha o desenvolvimento cerebral da criança que é exatamente a área que devemos desenvolver e estimular, e a partir do momento que o professor conhece o que essa ciência trabalha, possibilita que ele busque novos conhecimentos para aprimorar suas aulas e assim desenvolver cognitivamente e humanamente seus alunos.

4. Faça comentários que considerar importante sobre o vídeo com relação a formação de professores da educação infantil.

Acho importante ressaltar que ela aborda a formação de professores que deve ser cada vez mais valorizada, estimulada e planejada, pois para formar pessoas desenvolvidas cognitivamente precisamos fazer uma junção de inúmeros conhecimentos, e esses conhecimentos devem ser claros e muito bem apresentados para os professores em suas formações, pois estaremos lidando com o desenvolvimento de uma criança, não apenas intelectual mas humano e social, cabe a nós apresentar estímulos que realmente a desenvolvam, ou seja , que devemos ser capazes de elaborar aulas, brincadeiras e jogos que estimulem o cognitivo da criança para que ela compreenda melhor o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário